Ser solidário é...


(pelo Dr. Enrique Rojas, psiquiatra)

• Ser solidário significa ser humano, ter bom coração e o demonstrar com actos.

• Fraternidade: capacidade para ter uma óptica onde os mais necessitados não são simplesmente algo inevitável mas sim alguém desprotegido, com diversos problemas, que necessita o nosso olhar atento e ao mesmo tempo, operativo, prático, que se traduzam em actos.

• O mundo tornou-se num planeta global. Temos informação detalhada no que se passa no último canto da terra. Vale a pena ir para além da notícia e descobrir o que existe por debaixo das aparências, seres humanos que sofrem e tem falta de recursos e estão marginalizados.

• Educar é converter alguém em pessoa. Ser pessoa é poder aspirar à verdade e à liberdade. A ignorância é o pior inimigo. A solidariedade é também abrir-lhes a porta do conhecimento.

• Solidariedade é a associação de esforços para servir e ajudar a levantar os mais fracos e recuperá-los para uma vida digna.

• As pessoas que de uma ou outra forma, ajudam em tarefas solidárias, dão o que podem e entregam o melhor deles mesmos. Mas eles recebem um beneficio enorme sobre a felicidade: fazer algo de positivo pelos outros, sentirem-se úteis, descobrir a realidade escondida em muitas pessoas que não tem nem o mais básico nem material, nem psicologicamente nem espiritualmente.

A solidariedade é amor, compreensão, colocar-se no lugar do outro, sentir que uma não pode abanar os ombros e lamentar-se nas situações dramáticas de miséria mas sim unir-se a outros e organizar uma ajuda cordial e inteligente, afectiva e bem desenhada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Precisamos da sua ajuda !