Campanha acabar com a pobreza já!




Campanha ACABAR COM A POBREZA JÁ!
A petição pode ser assinada em versão papel ou on-line, em http://www.acabarcomapobrezaja.org.pt/




Nós, os cidadãos da Europa Achamos que a pobreza diz respeito a todos. Cabe aos responsáveis europeus, nacionais, regionais e locais, assim como aos cidadãos, reconhecer, compreender e agir no sentido de acabar com a pobreza. Neste esforço comum, a solidariedade tem de ser um compromisso, um princípio fundamental a longo prazo, tal como a justiça e o bem comum. Comprometemo-nos a dedicar tempo, competências e energia, a nível pessoal, cívico e político, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva. Neste Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social pedimos aos responsáveis políticos que se empenhem nos seguintes objectivos:




1) Erradicar a pobreza infantil na Europa
Começando por reduzir, para metade, até 2015, o número de crianças que vivem abaixo da limiar de pobreza. Recomendamos, vivamente, a atribuição de subsídios a todas as crianças, pertencentes a famílias económica e socialmente vulneráveis.




2) Assegurar um nível mínimo de protecção social para todos...
... Para que, até 2015, os sistemas de protecção garantam um padrão de vida digno. Recomendamos que sejam tomadas medidas que permitam o acesso a pensões de reformas apropriadas, apoios indispensáveis em situação de doença e um rendimento básico adequado para aqueles que não têm recursos suficientes para desfrutarem de dignas condições de vida.




3) Aumentar a prestação de serviços sociais e de saúde...
... Garantindo, até 2015, a acessibilidade de todos a estes serviços. Recomendamos o aumento, em 50%, da disponibilidade de habitação com rendas acessíveis, em toda a Europa, e o reconhecimento do Apoio Domiciliário a doentes e idosos como um serviço social eficaz.




4) Garantir emprego digno para todos...
... E, até 2015, reduzir a taxa de desemprego para menos de 5%. Recomendamos que seja assegurado o acesso à formação profissional, aprendizagem ao longo da vida e outras formas de trabalho, assim como emprego social para aqueles que precisam de protecção especial. Em todas estas áreas, deve ser dada especial atenção aos grupos socialmente mais vulneráveis, tais como: migrantes, minorias étnicas, e portadores de HIV/SIDA, de doenças crónicas ou de qualquer tipo de deficiência. Apoiamos na íntegra todos aqueles que pretendem contribuir para a concretização destes objectivos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Precisamos da sua ajuda !